Animações de Circuitos Hidráulicos
O circuito mostrado representa uma aplicação de regeneração de um cilindro.
O cilindro é controlado por uma válvula de controle direcional de centro tandem de 4 vias e três posições com o pórtico “B” bloqueado.
A câmara dianteira do cilindro é conectada a montante da válvula de controle direcional à saída da bomba.
Para o avanço, a válvula direcional é deslocada para o padrão de fluxo paralelo e o fluxo da bomba é direcionado tanto para a câmara dianteira quanto para a câmara traseira do cilindro.
Ignorando o atrito, as pressões em ambos os lados do pistão são iguais.
O cilindro avança porque a área do êmbolo sofre pressão e todas as outras áreas efetivamente cancelam suas áreas opostas no cilindro.
O circuito contém o seguintes componentes:
Uma válvula de alívio com pilotagem interna e externa;
Um acumulador com uma válvula de descarga normalmente aberta para descarregar o acumulador e remover o fluido pressurizado quando desligado;
Uma VD 4/3 vias de centro fechado operada por solenoide;
Um cilindro de dupla ação com regulador de fluxo no avanço e no recuo;
Um filtro de retorno a linha;
Com a VD no centro a vazão da bomba carrega o acumulador a uma pressão predefinida, então a válvula de alívio é aberta pelo piloto externo.
O fluxo da bomba é então desviado para o reservatório a uma baixa pressão para economizar energia e o fluxo do acumulador é impedido de acompanhar devido a válvula de retenção.
O acumulador neste circuito pode ser usado como uma fonte de fluxo complementar ou para manter uma pressão dentro de uma determinada faixa para compensar um vazamento interno do cilindro ou da válvula direcional.
O circuito mostrado representa um motor hidráulica bidirecional com circuito de frenagem.
O circuito consiste em uma bomba de deslocamento variável, compensada por pressão, que aciona um motor hidráulico em qualquer direção, controlada pela válvula direcional.
O circuito é equipado com uma válvula de controle de pressão, chamada de válvula de frenagem, para realizar uma frenagem em uma direção de deslocamento do motor.
A válvula também terá a função de impedir o excesso de velocidade do motor devido a uma sobrecarga, novamente em apenas uma direção.
A válvula de controle de pressão tem pilotos interno e externo.
Quando realizando uma frenagem a válvula de frenagem somente é pilotada internamente e mantém uma pressão a montante durante a operação igual a ajustada na válvula.
Essa pressão atua contra o motor, o desacelerando e o freando.
O circuito mostrado é uma aplicação de direção hidráulica de guia de centro fechada.
O fluxo é fornecido por uma bomba de deslocamento variável com compensação de pressão para reduzir o desperdício de energia.
O ajuste do compensador de pressão limita a pressão mais alta dentro do sistema.
Uma válvula de direção de centro fechado é usada para controlar a direção do percurso.
Quando a válvula de direção orbitrol está na posição neutra ou ociosa, o fluxo da bomba é bloqueado pela válvula de direção orbitrol. A pressão aumenta até que a bomba desacelere ao ajuste do compensador.
Quando o volante é girado, a válvula de direção orbitrol fornece fluxo controlado para os cilindros de direção para permitir que o veículo vire para a direita ou para a esquerda.